Série games para ensino - Capítulo 1: Começando do básico parte 3: Criando um projeto no Eclipse e obtendo entrada do usuário.
No artigo passado faltou falar de comentários. A maior motivação para os comentários em um programa é melhorar sua documentação e facilitar sua manutenção. Mantenha esse hábito, comente seus códigos de forma que fiquem simples de manter. As vezes voltamos a códigos que fizemos a anos atrás, e os comentários ajudam muito no reaproveitamento de códigos e softwares.
Os comentários podem ser feitos em linha única com o uso de // ou em blocos com o uso de /* para abrir o bloco e */ para fechar o bloco. Tudo que for escrito após // ou /* será ignorado pelo pré-compilador, no caso de usar bloco de comentários não esqueça de usar o */ para fechar o bloco.
Bom, fazendo uma lista do que já foi visto até agora: - Classes e seu uso na programação orientada a objetos; - Tipos, as variáveis do Java; - Comentários; Vamos adiante neste artigo vamos aprender a criar um projeto no Eclipse e obter entradas de texto via teclado. As entradas de texto são as mais simples de se obter, existem várias formas de se fazer isso no Java, a mais comumente utilizada e também mais simples de implementar é importar para seu projeto a classe Scanner para usar objetos do tipo Scanner, vou usar o Eclipse para mostrar isso, abra o Eclipse e a primeira tela será: Escolha um diretório para o seu repositório, que é o lugar onde você vai manter todos os arquivos necessários para seus games. Abrirá a tela de boas vindas do Eclipse e você deve selecionar a opção: "Create a new Java project". Coloque o nome para o seu projeto. Normalmente o nome do projeto é iniciado com um domínio de internet. Eu tenho o domínio www.rlbpc.me. Então o que normalmente se usa é um nome invertido do domínio, para mim: me.rlbpc.entradas. A última palavra é o nome do projeto de fato. Tenha certeza de que escolheu o ambiente de execução JRE JavaSE-1.8. É bacana manter os arquivos separados por fontes (sources) e arquivos de classe, então deixe essa opção acionada. Clique em finalizar e terá seu espaço de trabalho pronto para uso. Vamos agora montar o projeto. Clique na barra a direita no item Create a project. A janela New Project será aberta para que você escolha o tipo de projeto que você quer criar. Escolha a pasta Java e dentro desta pasta o item Java Project.
Novamente aparecerá uma guia chamada New Java Project. Coloque o nome do seu projeto, escolha o ambiente de execução JavaSE-1.8 e marque a opção de criação de pastas separadas para recursos e classes, finalmente clique em finalizar. Você terá agora uma pasta chamada conforme o nome que você escolheu para o projeto. No meu caso: me.rlbpc.entradas. Esta pasta contem dois itens, a biblioteca JavaSE-1.8 que é a base do projeto e contém várias classes disponíveis para uso no nosso projeto, e um pacote chamado src que é onde seus arquivos de criação do projeto serão postos. Clique sobre o item src com o botão direito do mouse, irá aparecer a seguinte tela: Escolha o item Class marcado em azul na imagem acima. Agora um tela como a mostrada abaixo será mostrada: Escolha um nome para a classe que transmita a sua utilidade e use o padrão Pascal Case para ele, neste caso vamos usar o nome Main (Normalmente todas as classes tem seus nomes escritos em Pascal Case o que quer dizer que segue o padão MaiusculaSegundaPalavra, enquanto os nomes de variáveis usam o padrão Camel Case ou seja minusculaSegundaPalavra). Todo programa do Java possui uma classe principal que é onde o software começará a ser executado. Nesta primeira classe criada é uma boa idéia já fazê-la como a Main, neste caso deixe ativada a opção: "public static void main(String[] args)". A classe principal será criada e você terá agora uma árvore de projeto como a mostrada abaixo:
Agora vamos escrever o código para solicitar uma informação do usuário e retornar uma resposta. Usaremos o método Scanner. Para que o Eclipse importe as bibliotecas necessárias precisone conjuntamente Ctrl+Shift+o. Agora só falta executar clicando no play! Coloque uma frase no console e aperte enter, veja o que acontece!
Bom, fazendo uma lista do que já foi visto até agora: - Classes e seu uso na programação orientada a objetos; - Tipos, as variáveis do Java; - Comentários; Vamos adiante neste artigo vamos aprender a criar um projeto no Eclipse e obter entradas de texto via teclado. As entradas de texto são as mais simples de se obter, existem várias formas de se fazer isso no Java, a mais comumente utilizada e também mais simples de implementar é importar para seu projeto a classe Scanner para usar objetos do tipo Scanner, vou usar o Eclipse para mostrar isso, abra o Eclipse e a primeira tela será: Escolha um diretório para o seu repositório, que é o lugar onde você vai manter todos os arquivos necessários para seus games. Abrirá a tela de boas vindas do Eclipse e você deve selecionar a opção: "Create a new Java project". Coloque o nome para o seu projeto. Normalmente o nome do projeto é iniciado com um domínio de internet. Eu tenho o domínio www.rlbpc.me. Então o que normalmente se usa é um nome invertido do domínio, para mim: me.rlbpc.entradas. A última palavra é o nome do projeto de fato. Tenha certeza de que escolheu o ambiente de execução JRE JavaSE-1.8. É bacana manter os arquivos separados por fontes (sources) e arquivos de classe, então deixe essa opção acionada. Clique em finalizar e terá seu espaço de trabalho pronto para uso. Vamos agora montar o projeto. Clique na barra a direita no item Create a project. A janela New Project será aberta para que você escolha o tipo de projeto que você quer criar. Escolha a pasta Java e dentro desta pasta o item Java Project.
Novamente aparecerá uma guia chamada New Java Project. Coloque o nome do seu projeto, escolha o ambiente de execução JavaSE-1.8 e marque a opção de criação de pastas separadas para recursos e classes, finalmente clique em finalizar. Você terá agora uma pasta chamada conforme o nome que você escolheu para o projeto. No meu caso: me.rlbpc.entradas. Esta pasta contem dois itens, a biblioteca JavaSE-1.8 que é a base do projeto e contém várias classes disponíveis para uso no nosso projeto, e um pacote chamado src que é onde seus arquivos de criação do projeto serão postos. Clique sobre o item src com o botão direito do mouse, irá aparecer a seguinte tela: Escolha o item Class marcado em azul na imagem acima. Agora um tela como a mostrada abaixo será mostrada: Escolha um nome para a classe que transmita a sua utilidade e use o padrão Pascal Case para ele, neste caso vamos usar o nome Main (Normalmente todas as classes tem seus nomes escritos em Pascal Case o que quer dizer que segue o padão MaiusculaSegundaPalavra, enquanto os nomes de variáveis usam o padrão Camel Case ou seja minusculaSegundaPalavra). Todo programa do Java possui uma classe principal que é onde o software começará a ser executado. Nesta primeira classe criada é uma boa idéia já fazê-la como a Main, neste caso deixe ativada a opção: "public static void main(String[] args)". A classe principal será criada e você terá agora uma árvore de projeto como a mostrada abaixo:
Agora vamos escrever o código para solicitar uma informação do usuário e retornar uma resposta. Usaremos o método Scanner. Para que o Eclipse importe as bibliotecas necessárias precisone conjuntamente Ctrl+Shift+o. Agora só falta executar clicando no play! Coloque uma frase no console e aperte enter, veja o que acontece!
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